É dia de ir ao dentista. Só de pensar em ficar horas naquela cadeira ouvindo o motorzinho que arrepia até a espinha dá vontade de desistir. Mas antes de se arriscar a ter um problema mais sério que exige um tratamento mais complexo, saiba que existem soluções para amenizar o mal-estar dos procedimentos.
Muitas vezes o medo é adquirido por causa de uma experiência ruim. O que importa é respeitarmos isso e desenvolvermos uma forma de deixar o paciente mais confortável, para que, além dos procedimentos em si, ele se sinta bem para frequentar o dentista, sempre pensando na odontologia preventiva.
Algumas alternativas de sedações estão disponÃveis para serem realizadas dentro do ambiente do consultório odontológico. Entre elas temos:
– Sedação com óxido nitroso: O ÓXIDO NITROSO elimina progressivamente a ansiedade e o medo, aumentando a autoconfiança. Induz a uma sensação de relaxamento durante o procedimento clÃnico. Nesse método, o paciente inala o óxido nitroso por meio de uma máscara, permitindo que fique mais relaxado, sem que perca a consciência e possa reagir aos estÃmulos. Ao final da consulta, o paciente fica cinco minutos no oxigênio e volta totalmente ao seu estado consciente.
– Sedação medicamentosa: VIA ORAL, que consiste na administração de um ou mais medicamentos, os quais causam alterações nos nÃveis de consciência, motricidade e parâmetros fisiológicos do paciente, sendo que o nÃvel de sedação alcançada em cada indivÃduo depende do fármaco, da dose e da sensibilidade individual ao medicamento. Ao final da consulta, o paciente fica em observação até que seu nÃvel de consciência volte à normalidade.
– Sedação medicamentosa: VIA INTRAVENOSA, que consiste na administração de um ou mais medicamentos, os quais causam alterações nos nÃveis de consciência, motricidade e parâmetros fisiológicos do paciente, sendo conduzida por um médico anestesista que irá avaliar o paciente previamente e monitorar ao longo de todo o procedimento.
As sedações são realizadas tanto em crianças quanto em adultos. O tipo e o nÃvel de sedação vão depender da necessidade de cada paciente.